Eletrônica

Finalização da Eletrônica

As placas de circuito impresso foram fabricadas pelo professor Castaldo, exceto as placas dos LEDs que foram feitas pela própria equipe por se tratar de um layout de face simples. Essas placas foram fabricadas através da transferência térmica do layout, corrosão e posterior furo das placas, as imagens do processo podem ser vistas abaixo. As demais placas dupla face já foram nos entregue com os furos feitos faltando apenas a soldagem dos componentes.

Com as placas prontas, todos os componentes foram soldados e testes de continuidade foram realizados para evitar possíveis curto circuito e danificação dos componentes. O resultado de toda a estrutura pode ser visto na figura abaixo.

WhatsApp Image 2017-05-31 at 01.20.12

Com mostrado na figura, uma série de cabos tiveram que ser feitos pela equipe para interligar as placas. Por se tratar de cabos de grande comprimento, não foi possível encontrar comercialmente algo pronto e por isso optou-se pela fabricação manual. Foram utilizados 225 fios para a fabricação de 24 cabos no total. Porém, na prática, muitos problemas com mau contato surgiram e por isso utilizamos cola quente para fixar melhor a estrutura.

Muitos problemas foram identificados nos testes feitos e um a um foram solucionados, desde problemas de software até problemas de hardware. Alguns problemas de hardware persistem devido ao mau contato e por isso a equipe planeja soldar os cabos diretamente nos pinos em que devem ser conectados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s